DERMATOLOGIA - Preenchimentos

O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo nosso próprio organismo e encontrada principalmente na pele. Na fase jovem, a produção do ácido hialurônico é maior, e funciona para preencher perfeitamente os espaços entre as células. Com o passar dos anos, o organismo produz cada vez menos essa substância. Como consequência, a pele fica mais fina e ressecada, contribuindo para o surgimento das rugas e sulcos faciais.

O preenchimento cutâneo com ácido hialurônico é realizado para repor volumes que se perdem naturalmente com a idade além de reparar imperfeições adquiridas ao longo da vida e estimular a produção de colágeno no local aplicado a longo prazo.

O preenchimento consiste na aplicação com agulha fina de ácido hialurônico em baixo da pele para restaurar o contorno e volume do local tratado. É completamente absorvido pelo organismo após o período estimado, portanto há possibilidades de retoques e de tratamentos subsequentes. O efeito dura em média oito a doze meses. Geralmente a aplicação é feita com anestésico tópico na área a ser tratada, para diminuir a sensibilidade à penetração da agulha. Pode inclusive ser feito bloqueio anestésicos em alguns pontos. O procedimento é rápido e seguro, dura em torno de vinte minutos. Após a aplicação, é normal a área tratada ficar vermelha e um pouco edemaciada, o que pode durar de um a dois dias. É recomendado dormir com a cabeceira discretamente elevada na primeira noite pós-procedimento, e se necessário, utilizar compressas geladas. Evitar exercícios e movimentos bruscos no dia da aplicação, evitar tomar sol nos primeiros dias e usar filtro solar regularmente. São inúmeras as indicações para realizar o tratamento com preenchedor, as principais são: reposição de volume em sulcos, rugas finas, remodelamento de formas e contornos faciais, rugas periorais conhecidas como “rugas em código de barras”, rugas glabelares (entre as sobrancelhas) e o sulco perioral conhecido como “bigode chinês”. Também usado para correção de cicatrizes, aumentar o volume e melhorar o contorno dos lábios, tratamento de olheiras, tratamento de cicatrizes de acne e reposição de volume para rejuvenescimento das mãos.

O ácido hialurônico é contraindicado para gestantes, mulheres que estão amamentando, pacientes com doenças autoimunes e que apresentem alguma doença de pele no local onde será realizada a injeção do produto.

Cada dia mais é observado os benefícios do acido hialurônico para a pele, sua aplicação dá um aspecto saudável e de jovialidade, porém devem se evitar os exageros.