DERMATOLOGIA - Toxina Botulínica

A toxina botulínica tipo A é uma proteína que causa relaxamento muscular no local onde é injetada. Sua aplicação é feita diretamente no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais rejuvenescida, descansada, e agradável. No caso da hiperidrose (sudorese excessiva) o produto é aplicado diretamente nas axilas e palma das mãos, sendo o melhor resultado nas axilas.

Na face, é utilizada principalmente na parte superior, para suavizar as linhas de expressão da mímica facial, as rugas da testa, entre as sobrancelhas, e os “pés de galinha”, bem como no posicionamento, arqueamento e desenho das sobrancelhas. Atualmente vem sendo usada nas rugas periorais, sorriso gengival, para suavizar comissuras labiais profundas, também no pescoço para melhorar o contorno do rosto e as rugas nesse local, trazendo um aspecto mais jovial.

A aplicação de Toxina Botulínica® é realizada com seringa de insulina e uma agulha muito fina. Podem aparecer pequenas punções da injeção realizada, que desaparecem completamente após cerca de 2 a 3 horas, não deixando marcas após a aplicação. Pequenos hematomas são muito raros e se ocorrerem, desaparece após alguns dias. Os efeitos começam a aparecer por volta de 48 horas após a aplicação, a paralisia total dos músculos tratados acontece após 10 dias. No dia da aplicação deve-se evitar atividade física e massagens no local. Além disso, recomenda-se não deitar durante as primeiras 4 horas. A duração do efeito da toxina botulínica é muito variável, em geral de 4 a 6 meses, sendo que em fumantes e pessoas que praticam esportes intensos a duração costuma ser menor.

É contra indicado o uso da toxina botulínica em grávidas, mulheres amamentado, pacientes com distúrbios neuro musculares e algumas doenças autoimunes. O tratamento com a toxina botulínica é indicado para prevenção de rugas que ocorrerão por hábitos de expressão, quando já aparecem às marcas de expressão, rugas dinâmicas e para correção de assimetria facial. O tratamento preventivo é muito interessante. Sua aplicação torna a aparência relaxada e descansada, além de rejuvenescer!