Rejuvenescimento intimo

Uma nova técnica a laser para o tratamento do Rejuvenescimento Vaginal

Até não muito tempo atrás, o final da fertilidade poderia iniciar um declínio biológico e sexual gradual. Agora, a expectativa de vida após a menopausa excede os 30 anos, e o bem-estar e qualidade de vida da mulher se tornaram um assunto sensível que está cada vez mais chamando a atenção da comunidade científica.

Nem todas as mulheres na menopausa são do mesmo jeito. Os sintomas e fatores de risco podem mudar de pessoa a pessoa, e começam a partir da idade de início deste estágio da vida, que como média mundial ocorre ao redor dos 50 anos.

Existem muitas opções para aliviar os sintomas associados ao climatério, variando entre a TRH (Terapia de Reposição Hormonal), Terapia Hormonal Localizada, fitoestrógenos, cirurgia ginecológica e técnicas a laser.

Uma das mais avançadas técnicas de rejuvenescimento vaginal é o Laser MonalisaTouch. Ele alivia a maioria dos sintomas problemáticos associados à: Atrofia Vaginal, Baixa Lubrificação Vaginal, frouxidão, ressecamento e dor durante a relação sexual.

O Laser MonaLisa Touch é natural, seguro e mini-invasivo.

Quais são as principais indicações para esse tratamento?

1. Atrofia Vaginal

2. Clareamento Íntimo

3. Perda de urina

4. Dores na Relação Sexual

Sintomas incômodos, tais como prurido genital, irritação, lubrificação vaginal ruim, ressecamento e irritação vaginal, e mesmo dor durante ato sexual (dispareunia).

Estes são, na verdade, sintomas muito comuns em mulheres de diferentes idades e estão mais frequentemente relacionados à deficiência de estrógeno e atrofia vaginal.

Este sintomas, que tendem a piorar com o tempo, podem aparecer após uma queda no estrógeno devido à menopausa(seja fisiológica ou induzida cirurgicamente ou resultante de tratamento localizado contra câncer) em adição a sintomas temporários, tais como fogachos e sudorese noturna.

O desconforto resultante destas alterações fisiológicas associadas a alterações da mucosa vaginal pode interferir na qualidade de vida e afetar um relacionamento, e pode causar pouco apetite sexual e falta de libido em algumas mulheres com mais idade devido à deficiência de testosterona. A atrofia urogenital ocorre após uma redução na produção de estrógeno pelos ovários devido à menopausa ou como resultado do tratamento de alguns cânceres ginecológicos.

Esta condição envolve um adelgaçamento gradual dos tecidos epiteliais genitais, da mucosa da vagina e vulva, o que reduz sua espessura e a torna mais frágil, irritável e exposta a trauma.

A perda de glicogênio celular (que contribui ao equilíbrio da flora vaginal) e fluxo sanguíneo epitelial reduzido são fatores que levam a alterações tissulares morfológicas que se somam às alterações fisiológica e funcional:

  • Ressecamento vaginal e falta de umidade
  • Redução de secreção vaginal
  • Aumento de nível de pH vaginal, excedendo 5,0
  • Redução de lactobacilos vaginais e aumento de antagonismo microbiano
  • Inflamação e sensação de ardor
  • Prurido e vasocongestão localizada
  • Leucorreia ou secreção vaginal anormal
  • Sensibilidade das paredes vaginais à fricção e estresse mecânico
  • Alisamento de dobras ou rugas vaginais (devido à redução de colágeno nas células)

As práticas mais comuns para retirada dos pelos pubianos são a depilação com cera ou com laminas.

Esse atrito frequente costuma deixar escurecida essas áreas. Também temos os fatores genéticos que contribuem para a região ficar escurecida.

Um procedimento novo na dermatologia está sendo muito procurado pelas mulheres das mais diversas idades, é o clareamento vaginal.

O laser Monalisa Touch é utilizado para o clareamento da região. A aplicação desse laser é realizada por médicos especialistas. O procedimento com o laser atinge as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de novos tecidos.

Resultado uma pele mais firme, clara e rejuvenescida.

  • Ressecamento vaginal e falta de umidade
  • Redução de secreção vaginal
  • Aumento de nível de pH vaginal, excedendo 5,0
  • Redução de lactobacilos vaginais e aumento de antagonismo microbiano
  • Inflamação e sensação de ardor
  • Prurido e vasocongestão localizada
  • Leucorreia ou secreção vaginal anormal
  • Sensibilidade das paredes vaginais à fricção e estresse mecânico
  • Alisamento de dobras ou rugas vaginais (devido à redução de colágeno nas células)

O Brasil é campeão mundial em cirurgias plásticas íntimas, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Em alguns casos, porém, a correção de alguns problemas que abalam a autoestima da mulher pode ser obtida com tratamentos no consultório médico, por meio de tecnologia que utiliza LASER. São os casos de atrofia vulvovaginal, ressecamento vaginal e combate à incontinência urinária, incômodos muito comuns na fase pós-menopausa e que atrapalham consideravelmente a vida sexual feminina.

O tratamento com o Laser Monalisa Touch apresenta uma alta taxa de sucesso e satisfação de pacientes, pois é indicado para graus leves a moderados de incontinência urinária. Utilizando uma ponteira adequada para a região, o médico dispara feixes do LASER em toda a extensão do canal vaginal.

Um estudo detalhado dos motivos que levam a perder urina deve ser instituído nas pacientes com os sintomas. Se constatado problema neurológico, chamada de bexiga hiperativa, requer tratamento clínico, com medicamentos. Por outro lado, existe a perda de urina por motivos anatômicos como lesão de tecidos de sustentação da bexiga por partos vaginais. Nesse caso o tratamento será cirúrgico. Porém, existe ainda uma terceira possibilidade que estimula o colágeno ao redor da uretra e nos pilares da bexiga. Nesse último o LASER entra como excelente coadjuvante e soma-se às técnicas cirúrgicas consagradas para aumentar sua eficiência. "Com disparos efetuados em sequência, a uretra torna-se mais eficiente, sem causar extravasamentos. O LASER genital é um procedimento de baixa incidências de complicações, indolor para a maioria e realizado em ambiente de consultório, dispensando internação ou anestesia. O que é muito relevante em mulheres idosas, portadoras de doenças crônicas com contraindicações anestésicas ou cirúrgicas.

Promovendo a recuperação do equilíbrio da mucosa genital de uma maneira segura e indolor, utilizando métodos similares àqueles usados para retardar o envelhecimento da pele da face.

O efeito do laser sobre o tecido da mucosa vaginal estimula a produção de colágeno, melhora a funcionalidade da área tratada e restaura o tônus tissular e aumenta o fluxo sanguíneo e lubrificação, naturalmente normalizando a fisiologia das paredes vaginais.

Monalisa Touch permite a restauração funcional da vagina (Rejuvenescimento Vaginal a Laser) que ajuda a lutar contra e atenuar os sintomas relacionados à atrofia vaginal, um problema disseminado entre mulheres pré e pós menopausa. Graças à sua ação sobre fatores que determinam o ressecamento, fragilidade e perda de elasticidade de mucosa, este tratamento pode eliminar os sintomas incômodos de prurido, irritação e dor, que podem ser particularmente agudos durante a relação sexual. A interação com laser é, na verdade, o método ideal para estimular o colágeno contido nas paredes vaginais para a reidratação e restauração funcional do tecido. Sua ação benéfica pode contribuir para melhorar a autoconfiança e prazer sexual.

Para todas às mulheres com atrofia vaginal devido a alterações hormonais fisiológicas que se tornam inevitáveis com o decorrer do tempo. Em particular, Monalisa Touch é o tratamento ideal para aquelas que estejam procurando por um procedimento menos invasivo em comparação a tratamentos tradicionais cirúrgicos ou farmacêuticos.

A maioria das mulheres relata leve desconforto local após o tratamento laser e durante os primeiros dias após a sessão. Muitas relataram ter retomado sua rotina normal após um a três dias. Durante o período de cicatrização, pode ser recomendado evitar levantar peso ou algumas atividades, tais como tomar banho quente de banheira ou exercício físico.

Declaração: As informações presentes têm como objetivo somente fornece uma introdução geral ao procedimento assistido a laser. De nenhuma maneira estas informações podem ser usadas para determinar os métodos de aplicação do tratamento Monalisa Touch, e estas nem têm a intenção de garantir os resultados finais do tratamento.