Mas afinal , como surgem as varizes?
Existem diversos fatores que influenciam no surgimento das varizes, em resumo, podemos listar as principais sendo: Fatores genéticos, falta de exercícios físicos e anticoncepcionais. Alem destes fatores, com o avanço da idade, as veias tendem a enfraquecerem, facilitando o aparecimento das varizes pelo corpo, principalmente nas regiões das pernas.
Não apenas as pessoas de idade mais avançada sofrem com as varizes, como também as mais novas. Estudos apontam que aproximadamente 30% da população com mais de 15 anos de idade é portadora de Doença Venosa Crônica nas pernas e as varizes são, acima de tudo, uma de suas manifestações.
Então o que são as varizes?
Em resumo, varizes são veias com formato irregular e dilatadas e podem causar dor e inchaço.
As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade, ou seja, são responsáveis indispensáveis na qualidade da circulação venosa. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.
Quais os riscos de não tratar as varizes?
Antes de mais nada, as varizes vão muito alem do incomodo e serem esteticamente desagradáveis, as varizes podem ainda gerar complicações como: Trombose, Dores, inchaços e úlceras!
Os cirurgiões vasculares são os profissionais mais indicados para o tratamento que, de forma individual, geram um diagnostico e um plano correto de tratamento.